domingo, 18 de agosto de 2013

Professoras alfabetizadoras - Ano 2


 

Cursistas socializando  atividades, compartilhando   experiências  e estudos, com empenho, dedicação e alegria.




                               

Apropriação da Escrita


O trabalho no eixo da apropriação da escrita alfabética deve ser realizado no ciclo de alfabetização de forma progressiva. Espera-se que, a cada ano, seja dada ênfase em conhecimentos diferentes, para que, ao longo dos anos, os alunos venham a se apropriar de todos os direitos de aprendizagens progressivamente. Os direitos de aprendizagens possibilitam que possamos planejar e orientar os avanços do ensino e das aprendizagens no ciclo de três anos de alfabetização com intencionalidade didática e pedagógica. Nesse sentido, cabe à escola garantir que, ao final do 1º ano, os alunos tenham compreendido o funcionamento da escrita alfabética e que, nos dois anos seguintes, eles venham a consolidar as correspondências entre letra e som e a desenvolver alguns conhecimentos sobre regras ortográficas. 



sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Os diferentes textos em salas de alfabetização

Objetivos da unidade 5:
Ano 1

  • Entender  a   concepção de alfabetização na perspectiva do letramento.
  • Analisar     e     planejar projetos didáticos para turmas de alfabetização, integrando diferentes componentes curriculares, e atividades voltadas para o desenvolvimento da oralidade, leitura e escrita.

  •  Conhecer      os   recursos     didáticos   distribuídos    pelo Ministério da Educação e planejar  situações didáticas em que tais materiais sejam usados.



Ano 2     

  • Entender a concepção de alfabetização na perspectiva do letramento, com aprofundamento  de estudos utilizando, sobretudo, as obras pedagógicas do PNBE do Professor e outros textos  publicados pelo MEC.
  • Analisar e planejar projetos didáticos para turmas de alfabetização, integrando diferentes componentes curriculares, e atividades voltadas para o desenvolvimento da oralidade, leitura e escrita.
  • Conhecer os recursos didáticos distribuídos pelo Ministério da Educação e planejar situações didáticas em que tais materiais sejam usados.


Ano 3
*        Entender a concepção de alfabetização na perspectiva do letramento, com  aprofundamento de estudos utilizando, sobretudo, as obras pedagógicas do PNBE do Professor e outros textos publicados pelo MEC.
*        Analisar e planejar projetos didáticos para turmas de alfabetização, integrando diferentes componentes curriculares, e atividades voltadas para o desenvolvimento da oralidade, leitura e escrita.

*        Conhecer os recursos didáticos  distribuídos pelo Ministério da Educação e planejar situações didáticas em que tais materiais sejam usados.

sábado, 27 de julho de 2013

Unidade 4 - Ano 3



É comum ouvir professores dizendo que as demandas curriculares progressivamente vão tomando o tempo da brincadeira em sala de aula. Esse     argumento     também 
justifica, muitas vezes, o abandono da “hora da história” ou dos momentos de “leitura deleite”. Esse, de fato, não é um dilema fácil de resolver. A Unidade 4 - Ano 3, apresenta aos professores algumas maneiras de assegurar que a brincadeira continue presente em suas salas, sem que isso signifique deixar de tratar de conteúdos fundamentais para as crianças.

Confraternização - Aniversariantes 1º Semestre


Made with Slideshow Embed Tool

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Direitos de Aprendizagem - Língua Portuguesa

            
           Para planejar a prática docente, é imprescindível termos uma noção clara sobre quais são nossos compromissos com os alunos, quais são nossos princípios educativos e as estratégias a serem utilizadas para, de modo coerente com tais princípios, garantir às crianças os direitos de aprendizagem. Não há como definir atividades didáticas sem saber o que queremos ensinar e o que as crianças sabem sobre o que pretendemos ensinar. Em outras palavras, para iniciarmos o trabalho pedagógico é importante que todos envolvidos no processo compartilhem dos mesmos objetivos. Quando alunos, professores, pais e funcionários estão de comum acordo com o projeto de ensino da escola, os papeis sociais de cada um em meio às relações que se trançam em seu dia a dia ficam mais definidos e compreendidos. 

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Leitura Deleite

A Leitura Deleite contribui para o alcance de um dos objetivos atitudinais:formação de leitores, pois desperta o gosto pela leitura. Ela pode se tornar um entretenimento saudável que ensina, informa e forma crianças e jovens, de uma forma motivante e alegre além de estimular a imaginação e a curiosidade. Faz as crianças terem acesso a vários textos e vários gêneros, conhecerem vários autores e estilos de escrita. À medida que a prática da leitura se sedimenta e se torna um prazer, que o leitor aprende a desfrutar, formulam-se juízos de valor sobre os significados apreendidos, sobre a validade e adequação das ideias, comparando-as com experiências e leituras anteriores.