Cursistas socializando atividades, compartilhando
experiências e estudos, com empenho, dedicação e alegria.
domingo, 18 de agosto de 2013
Apropriação da Escrita
O
trabalho no eixo da apropriação da escrita alfabética deve ser realizado no
ciclo de alfabetização de forma progressiva. Espera-se que, a cada ano, seja
dada ênfase em conhecimentos diferentes, para que, ao longo dos anos, os alunos
venham a se apropriar de todos os direitos de aprendizagens progressivamente.
Os direitos de aprendizagens possibilitam que possamos planejar e orientar os
avanços do ensino e das aprendizagens no ciclo de três anos de alfabetização
com intencionalidade didática e pedagógica. Nesse sentido, cabe à escola
garantir que, ao final do 1º ano, os alunos tenham compreendido o funcionamento
da escrita alfabética e que, nos dois anos seguintes, eles venham a consolidar
as correspondências entre letra e som e a desenvolver alguns conhecimentos
sobre regras ortográficas.

sexta-feira, 16 de agosto de 2013
Os diferentes textos em salas de alfabetização
Objetivos
da unidade 5:
Ano 1
- Entender a concepção de alfabetização na perspectiva do letramento.
- Analisar e planejar projetos didáticos para turmas de alfabetização, integrando diferentes componentes curriculares, e atividades voltadas para o desenvolvimento da oralidade, leitura e escrita.
- Conhecer os recursos didáticos distribuídos pelo Ministério da Educação e planejar situações didáticas em que tais materiais sejam usados.
- Entender a concepção de alfabetização na perspectiva do letramento, com aprofundamento de estudos utilizando, sobretudo, as obras pedagógicas do PNBE do Professor e outros textos publicados pelo MEC.
- Analisar e planejar projetos didáticos para turmas de alfabetização, integrando diferentes componentes curriculares, e atividades voltadas para o desenvolvimento da oralidade, leitura e escrita.
- Conhecer os recursos didáticos distribuídos pelo Ministério da Educação e planejar situações didáticas em que tais materiais sejam usados.
Ano 3




sábado, 27 de julho de 2013
Unidade 4 - Ano 3




justifica, muitas vezes, o abandono da “hora da história” ou dos momentos de “leitura deleite”. Esse, de fato, não é um dilema fácil de resolver. A Unidade 4 - Ano 3, apresenta aos professores algumas maneiras de assegurar que a brincadeira continue presente em suas salas, sem que isso signifique deixar de tratar de conteúdos fundamentais para as crianças.

quinta-feira, 25 de julho de 2013
Direitos de Aprendizagem - Língua Portuguesa


quarta-feira, 24 de julho de 2013
Leitura Deleite
A Leitura Deleite contribui para o alcance de um dos objetivos atitudinais:a formação de leitores, pois desperta o gosto pela leitura. Ela pode se tornar um entretenimento saudável que ensina, informa e forma crianças e jovens, de uma forma motivante e alegre além de estimular a imaginação e a curiosidade. Faz as crianças terem acesso a vários textos e vários gêneros, conhecerem vários autores e estilos de escrita. À medida que a prática da leitura se sedimenta e se torna um prazer, que o leitor aprende a desfrutar, formulam-se juízos de valor sobre os significados apreendidos, sobre a validade e adequação das ideias, comparando-as com experiências e leituras anteriores.
Quando fazer a leitura deleite?
D I A R I A M E N T E !
- A abelha que queria ser rainha
- A bota do bode
- A verdadeira história dos três porquinhos
- A arca de ninguém
- As vacas não voam
- Asa de papel
- Lilito um amor de caracol
- A bonequinha Preta
- Formigadinha
- Se as crianças governassem o mundo
- Vaca, leitão e pata
- Galileu leu
- O menino que aprendeu a ver
- Abrindo caminho
- Flicts
- Até as princesas soltam pum
- O cabelo de Lelê
- O segredo da lagartixa
- Guilherme Augusto Araujo Fernandes

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