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É um compromisso formal
assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e
municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito
anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.
Aos oito anos de idade, as
crianças precisam ter a compreensão do funcionamento do sistema de escrita; o
domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que dominem poucas convenções
ortográficas irregulares e poucas regularidades que exijam conhecimentos
morfológicos mais complexos; a fluência de leitura e o domínio de estratégias
de compreensão e de produção de textos escritos.
No Pacto Nacional
pela Alfabetização na Idade Certa, quatro princípios centrais serão
considerados ao longo do desenvolvimento do trabalho pedagógico:
1. O Sistema de Escrita
Alfabética é complexo e exige um ensino sistemático e problematizador;
2. O desenvolvimento
das capacidades de leitura e de produção de textos ocorre durante todo o
processo de escolarização, mas deve ser iniciado logo no início da Educação
Básica, garantindo acesso precoce a gêneros discursivos de circulação social e
a situações de interação em que as crianças se reconheçam como
protagonistas de suas próprias histórias;
3. Conhecimentos oriundos
das diferentes áreas podem e devem ser apropriados pelas crianças, de modo que
elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na
sociedade;
4. A ludicidade e o cuidado
com as crianças são condições básicas nos processos de ensino e de aprendizagem.
Dentro dessa visão, a
alfabetização é, sem dúvida, uma das prioridades nacionais no contexto atual,
pois o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom
exercício da cidadania. Para exercer sua função de forma plena é preciso ter
clareza do que ensina e como ensina. Para isso, não basta ser um reprodutor de
métodos que objetivem apenas o domínio de um código linguístico. É preciso ter
clareza sobre qual concepção de alfabetização está subjacente à sua prática.
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